sexta-feira, 4 de julho de 2008

Muito Interessante 5

HÁBITO 5- PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO.
“Procure primeiro compreender” implica uma mudança profunda no paradigma. Tipicamente, nós procuramos primeiro que nos compreendam. A maior parte das pessoas não consegue escutar com a intenção de compreender. Elas ouvem com a intenção de retrucar. Elas estão sempre falando ou se preparando para falar. Elas filtram tudo através de seus próprios paradigmas, lêem sua autobiografia na vida das outras pessoas.

A escuta empática é a escuta com finalidade de compreender, ou seja, procura primeiro compreender. Está dentro do quadro de referências da outra pessoa. Compreende o que ela sente.

A empatia é igual a solidariedade. Esta é uma forma de concordar, uma forma de julgamento. Por vezes, é a emoção a resposta mais apropriada.

Quando você ouve com empatia o que a outra pessoa tem a dizer, está dando ar psicológico àquela pessoa. E, depois que esta necessidade vital é satisfeita, você pode se concentrar na solução dos problemas ou nos conselhos que tem a dar.

À medida que você aprende a entender profundamente as outras pessoas, vai descobrir grandes diferenças em sua percepção. Também vai começar a dar valor ao impacto que estas diferenças provocam quando as pessoas tentam trabalhar juntas em situações interdependentes.

Saber como ser compreendido é a outra metade deste hábito, e é igualmente importante para se atingir soluções tipo Ganha/Ganha. Procurar compreender exige consideração, procurar ser entendido requer coragem.

“Procure primeiro compreender , depois ser compreendido” leva a aumentar a precisão e a integridade de suas apresentações em público. E as pessoas reconhecem isso. Sabem que você está apresentando as idéias em que acredita verdadeiramente, levando em consideração todos os fatos e possibilidades, o que vai beneficiar a todos.

Um comentário:

DO disse...

felizmente é uma lição que tenho praticado com muita frequencia. Como um mantra já.

Beijos!!