sábado, 5 de julho de 2008

Muito Interessante 6

HÁBITO 6- CRIE SINERGIA.
Em uma definição simples, Sinergia significa, que o todo é maior que a soma das partes. Significa que a relação estabelecida entre as partes é, em si e por si, também uma parte. Não é apenas uma parte e sim a parte mais catalítica, amais poderosa, mais unificadora e mais excitante. O processo criativo também é a parte mais terrível, porque você não sabe o que vai acontecer ou onde chegará.

A sinergia está em toda a parte , na natureza. Se você colocar duas plantas lado a lado, as raízes se misturam e melhoram a qualidade do solo, de modo que as duas plantas crescem melhor do que estivessem separadas. Se você colocar duas peças de madeiras juntas, elas agüentaram muito mais o peso suportado do que cada uma individualmente. Um mais um é três ou mais.

Quando você se comunica sinergicamente, está simplesmente abrindo seu coração, sua mente e modo de expressão para novas possibilidades, novas alternativas e novas opções.

A sinergia é excitante. A criatividade é excitante. É fenomenal o que a mente aberta e a comunicação conseguem realizar. As possibilidades de um ganho realmente significativo, de um avanço significativo, são tão reais que vale a pena correr os riscos que esta condição apresenta.

Quanta energia negativa se despende normalmente quando as pessoas tentam resolver seus problemas ou tomar decisões em uma realidade interdependente? Quanto tempo se perde em apontar os pecados alheios, em politicagem, rivalidades, conflitos interpessoais, medidas preventivas de proteção, maquinações e adivinhações? Equivale a tentar dirigir em uma estrada com o pé no acelerador e outro no freio! Em vez de tirar o pé do freio, a maior parte das pessoas pisa mais fundo no acelerador. Tentam aplicar mais pressão, mais eloqüência, a mais informações lógicas para reforçar sua posição.

Valorizar as diferenças é a essência da sinergia, as diferenças mentais, emocionais e psicológicas entre as pessoas. E a chave para valorizar as diferenças é perceber que todas as pessoas vêem o mundo não como ele é, mas como elas são.

Em situação interdependente, a sinergia é particularmente poderosa quando se lida com as forças negativas que trabalham contra o crescimento e a mudança.

A ecologia é uma palavra que basicamente define o sinergismo na natureza, tudo está relacionado com todas as coisas. É no relacionamento que os poderes criativos se maximizam, assim como o poder real destes 7 Hábitos está na relação entre eles, e não apenas nos hábitos tomados separadamente. O relacionamento entre as partes também inclui o poder de criar uma cultura sinérgica dentro da família e da organização. Quanto mais genuíno for o envolvimento, quanto mais sincera e voluntária a participação na análise e solução dos problemas, maior a liberação de criatividade individual e seu comprometimento com o que está sendo criado.

Um comentário:

DO disse...

Que aula que tomei aqui,hem Cecilia.
Show!!

Pena que atualmente as pessoas não se "entregam " tanto.
E a sinergia fica dificultada.

Beijos e otimo fds!!