quinta-feira, 29 de abril de 2010

Outono - Postagem Coletiva

Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecedo o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura (exceto nas regiões próximas ao equador) e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações. (Fonte)

Aqui em Recife (no nordeste de uma maneira geral) não conseguimos perceber muito bem o outono como nos Estados Unidos, por exemplo.
Até um ano mais ou menos eu não dava muito valor ao outono, achava que era uma estação morta (por causa da queda das folhas), feia, sem graça, mas tudo mudou quando eu vi as fotos da minha prima de quando ela estava morando nos EUA, ela morou lá por dois anos, então por duas vezes ela vivenciou as quatro estações; achei lindas as fotos do inverno, da primavera, mas quando vi as do outono me apaixonei: as cores das folhas, parece que foram pintadas de vermelho e dourado, até o entardecer é mais bonito, mais dourado, lembro que achei o cenário super romântico (e olha que não estava apaixonada como estou agora)...

O melhor de tudo é que aprendi a apreciar a beleza dessa estação e passei a enxerga-la como uma estação que renova a natureza, a vida e não como uma estação morta e sem graça.

Ao ver que o tema da postagem coletiva do Espaço Aberto era sobre o outono pensei logo no pôr-do-sol dourado, em árvores (carvalhos) na beira de um lago refletindo toda sua beleza e exuberância (assim como nos filmes norte americanos) nas águas, no tapete de folhas multicoloridas, em um passeio romântico... (suspiro...)

Descobri que os dias de outono são:
O cenário perfeito para um passeio romântico
O cenário perfeito para ficar apreciando a beleza e magnitude da natureza
O cenário perfeito para desfrutar da companhia de quem se ama...

O renovar das estações é necessário à natureza,
assim como o renovar da esperança em nossos corações...

Que nossas almas possam refletir a paz do universo
como o reflexo das árvores
numa tarde límpida de outono...

Explosão de alegria, profusão de cores,
Como foi um dia
a explosão de meus amores...

Folhas de outono...
Nas árvores, nos ares, no chão.
Folhas de outono em sua derradeira e incomparável gló
ria,
exalando um aroma adocicado, de flutuante despedida.

O arvoredo transpira as carícias dos ninhos,
e o vento a cirandar na curva das estradas
eleva o folharéu no espaço em redemoinhos... (Araujo Jorge)



Poema e Imagens aqui

Clique na imagem para ler um
belo poema sobre o Outono.



37 comentários:

Manu disse...

Olá Cecília! As estações são o como a vida. Primavera é como a infância; nasce, floresce, ganha cores e tonalidades frescas. O Verão é como a adolescência; irreverência, sempre de bem com a vida, tudo é brilho e calor humano. O Outono é a madurez, fase de menos ímpeto e mais ponderação. E o Inverno é a parte final da vida que apesar de triste tem seus encanto mas sobretudo a magia da experiência. Beijo Lusos

Espaço Aberto disse...

Sua participação alegra o nosso coração Cecília.

Ficou maravilhosa!Cada imagem lindíssima!

Obrigada por estar conosco!

Receba o nosso abraço carinhoso

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Cecilia...sua posategm tá prá lá de bonita...assim fica fácil olhar o Outono com outros olhos, mas não é que as paisagens do outono são lindissimas, procurando para postar reparei isso, não ficam nada a dever a primavera...
Acho que temos dentro da alma todas as estações...
Parabéns pela aula outonal em seu blog...rsrs
Um abraço na alma...bjo

•.¸¸.•*♥*•.¸¸.• Sanzinha •.¸¸.•*♥*•.¸¸.• disse...

Cecília,

O Outono é mesmo lindo, não é?
Adorei o seu post cheio de cores, parabéns!

Beijo grande e obrigada por participar com a gente!

Carol Lina disse...

Sempre sonhei em ter uma árvore dessas que são símbolos do outono no meu quintal. Parabéns pela escolha das fotos!

Andreia disse...

Olá Cecília,
que linda tua participação,
imagens e poemas divinos!
O Outono realmente nos remete ao amor, ao que é belo e singelo.
A natureza cada vez mais nos surpreende.
Adorei teu cantinho, viu!
Venha me ver em
http://andreia-tempestade.blogspot.com/2010/04/e-com-imenso-prazer-que-participo-da.html
Beijo na alma...

Wilson disse...

Então agora, sob olhos de romance, seu outono deve estar mais lindo ainda.
Bela participação, Cecília.

Obrigado por estar conosco.

Beijo no coração.

Pelos caminhos da vida. disse...

Adorei seu Outono, linda a sua participação e foi através dessa primeira blogagem do blog espaço aberto e tb a minha primeira participação numa blogagem é que estou tendo a oportunidade de conhecer novos espaços e tb fazer novos amigos.

Fica aqui o meu convite para conhecer o meu espaço.

Fim de semana iluminado Cecilia.

beijooo.

Tatiana disse...

Oi Cecília...
Quero agradecer por ter aceitado o convite!
Nessa estação estamos colhendo essa alegria de estar mais juntos a tantas pessoas boas.
Sua postagem esta linda... O Outono tem encantos que me deixa sensibilizada.

Um beijo muito carinhoso para você!

Carmem L Vilanova disse...

Linda participação a tua!
Comigo aconteceu semelhante... não valorizava o Outono até que tive a oportunidade de vivê-lo em corpo e alma tanto nos Estados Unidos como na Irlanda... ambos com cores fortes, vivas, cores que representam a Vida que não quer deixar de ser... e que renascerá mais adiante!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Hod disse...

Olá Cecilia, embora no Recife o verão permanece por mais tempo, já é tempo de Outono. Brilhante tua participação.

Forte abraço, Alôha,

Hod.

Canto da Boca disse...

É a estaçao do ano que eu mais amo!
Escrevi algo sobre, aqui: http://cantodaboca.blogspot.com/2009/11/outono_3324.html

Um beijo, Cecí e ótimo final de semana.

;)

angela disse...

Um depoimento bonito e reflexivo. Escolheu um belo poema e fotos lindissímas. Muito bom
Beijos

Majoli disse...

Olá Cecília, cheguei através do Espaço Aberto e gostei muito de ler seu relato sobre o que significa pra você o outono, é muito bom a gente encontrar algo que nos motive a ver de outra forma algo que a gente fica encucando por tanto tempo, como é o meu relacionamento com o outono, me sinto sempre desfolhada...e isso me entristece.

Mas ao te ler, me senti tocada, coisa boa isso, gostei.

Bela participação na blogagem.

Beijos com carinho e uma linda noite pra você.

Marliborges disse...

Olá Cecília! Aplausos!!! Belíssima tua postagem sobre o outono. Adorei ler e apreciar as imagens. Bjs

Andreia disse...

Olá Cecília, obrigada por sua doce visita.
Tua participação foi muito linda!
Adorei teu cantinho, viu.
Beijos na alma...

Olavo disse...

Perfeito seu outono..
parabens
Bjs

manzas disse...

Olá!
Aproveitando a interacção de amigos
Nesta postagem colectiva, para visitar este espaço
Para deixar um abraço
E que, de cada Outono,
Sucedam sempre lindas Primaveras!

Brilhante postagem!

Um bom fim-de-semana
Com um (e)terno abraço na alma!

- Moisés Correia -

JoeFather disse...

Belíssimas imagens a amiga nos trás, que fizeram com que a participação da amiga na Postagem Coletiva ficasse estupenda!

Parabéns pela postagem!

Abraços renovados!

Poeta Mauro Rocha disse...

Ola!! Nossa não sabia que o outono era tão Belo!!!Bela participação nessa blogagem coletiva. Gostei do seu blog, interessante!!

Um abraço!!

Alexandre Fernandes disse...

Nossa Cecília que texto mais confortante. Falar a estação de outono foi muito lindo. Que colorido, doce e encantador.

É romântico sim.
Adorei o texto. Maravilhoso.

Obrigado pelas lindas palavras.

beijocas.

Mari Amorim disse...

Olá!!!
que maravilhosa participação,parabéns!fico feliz com esta postagem que une e dá um colorido especial em nossas vidas.Desculpe-me,só pude vir hoje,tb participo desta festa.
Boas energias
Mari
http://sempretensoesamorcontos&causos.blogspot.com/

Deia disse...

Cecília, que escolha incrível de fotos! Realmente mais ao norte não percebemos essa troca de estações, mas acho que você acertou em cheio quando disse que o outono é a estação perfeita para um passeio romântico! Fica aqui meu convite para ir visitar o meu Outono no meu blog rumoaescrita.blogspot.com. Um beijo! Deia

A.S. disse...

Cecilia,

Falas-nos admiravelmente do "teu" Outono. Eu, falo da "minha" Primavera!


Beijos
AL

Pelos caminhos da vida. disse...

Hoje à partir das 18 hrs, meu blog está concorrendo mais uma votação da Copa Blog, conto com seu voto amiga.Essa votação termina dia 05/05 e, depois aguardar a semi- final.

Meu blog é:

http://anamgs.blogspot.com

O site para a votação é esse aqui:

http://dado.pag.zip.net/

Caso não consiga acessar por aqui, o link está no final do post atual meu.

Desde já fico-lhe grata.

Uma semana de muita luz.

beijooo.

Fernanda disse...

Acho que acontece assim com todos, Cecília, apreciar a beleza do Outono requer alguma maturidade.
Porque a beleza desta estação não é tão evidente como a Primavera, por exemplo. No entanto, a riqueza profunda das cores, quando observada atentamente é ainda mais maravilhosa.

Gostei muito desta postagem!
Boa semana,

Bjossss

P.S. Acho que vai dar uma óptima mãe ;)

Mauri Boffil disse...

Lindas fotos...
Aqui em Belcity tb não há outono...

Jens disse...

Quando se ama, todas as estações são belas.

Beijo, Cecília.

Dri Andrade disse...

Oi linda, gostei muito do seu blog,fica aqui o convite pra vc visitar o meu, espero que vc goste,

http://blig.ig.com.br/driinfinitoparticular

espero vc lá...bjs

DO disse...

Aqui em SP eu acho que é a melhor epoca do ano. Os dias são limpos,lindos e a temperatura a melhor possivel.
Beijos!

Flávia disse...

Que lindo cenário você escolheu, pra colocar seu texto.
Apaixonante e inspirador.
Parabéns pelo belo texto.
Um beijo!

serpai disse...

Olá Cecília!

Que bom que descobriste a beleza desta estação maravilhosa...

E que bom que esta blogagem colectiva me levou a descobrir a beleza dos teus textos...

Oxalá o meu blog te encante tanto como o teu me encantou a mim...

Sergio (Argentina).

Espaço Aberto disse...

Você que participou da nossa 1ª Postagem Coletiva, não pode perder a entrevista com a nossa amiga Vivian.

Conheça também o vencedor do Sorteio do Livro de Poesias!

Muitas surpresas ainda estão por vir em nosso Espaço Aberto!

Contamos com você!

Carlos Medeiros disse...

Gosto muito do outono, porque reduz muito o forte calorão que faz no verão. E as fotos são lindas.

Marco disse...

O outono é todo lindo!

Ana Lúcia Porto disse...

Oi Cecília,

Nossa..., quanta coisa bonita sobre o outono...!!

Beijos,

Sofia Duarte disse...

Surgiram uns problemas, por isso ando agora a visitar os blogs das blogagens...hihi

Primeiro, a tua musica aqui é linda! hihi

Amei as imagens que cá tens na postagem... Mesmo belas! Principalmente aquela primeira que está muito engraçada...

Porque as cores são sempre belas em todas as estações do ano! xD

Tão belas que as tuas palavras acompanharam a melodia, desenhando-se ao som do Outono! Parabéns pela blogagem

_________
Aproveito para divulgar mais um pouco sobre um projecto que gostaria muito que visitassem,

São várias personagens, com postagens às Quartas-Feiras e aos Sábados, em que cada personagem conta as situações no seu ponto de vista com passados conturbados, cheios de mistérios e muitos podres, a situação piora quando eventos do passado voltam para assombra-las; Memórias, pessoas, crimes passionais e tudo mais.

Tomem em conta de que somos apenas amadoras, escrevemos por amor a camisola e não é nada de muito Espectacular!!
Para puderem visitar,
http://theunforgivensouls.blogspot.com

Eu acredito imenso no sucesso deste projecto, mas claro que sem divulgação ninguém toma conhecimento, por isso resolvi deixarvos um pouco sobre o assunto juntamente com os meus comentários da blogagem colectiva.
E peço desde já desculpa por qualquer incómodo que cause.

Um abraço!