sábado, 29 de maio de 2010

Fotografe e Conte a História - Postagem Coletiva 2


Para essa segunda postagem coletiva proposta pelo Espaço Aberto escolhi 4 fotografias (nenhuma delas foi tirada especificamente para a postagem, mas são fotografias que falam muito de mim, do que sou, de como sou e do que gosto).

Quando vi o tema dessa segunda postagem coletiva pensei logo: tenho que participar, adoro fotografia: seja fotografando ou sendo fotografada!



Essas primeiras duas fotografias são de dois lugares onde costumava passar férias na infância e adolescência: Fazenda Nova e Pitimbú.
Fazenda Nova é município do distrito do brejo da Madre de Deus, é uma cidade pequena que ainda não foi invadida pela modernidade e o progresso (ainda bem), uma cidade com poucos habitantes e que fica cheia de turistas e “invernistas” na época da Semana Santa (lá tem a cidade teatro de Nova Jerusalém) e em julho quando tem a festa de Santana a padroeira da cidade, lá vivi muitas experiências, aprendi muitas coisas com meus primos e primas, lá eu era criança em tempo integral, livre e solta: subia em pedras, andava a cavalo, andava de bicicleta na rua, lá consigo entrar em sintonia com a natureza, sinto minha essência entro em comunhão comigo mesma.
Pitumbú é uma das primeiras praias da Paraíba quando saímos de Pernambuco, fica logo depois de Gaiana, lá também vivi muitas experiências (inclusive foi lá que “fiquei” pela primeira vez com um rapaz em um show) e “aventuras” (escalando as barreiras coloridas com meus primos) e convivia de perto com meus primos (e por isso mesmo não fiz algumas das muitas besteiras que teria feito na fase “adolescente rebelde”), lá eu também era criança em tempo integral (andava sobre os muros, subia em árvores e telhados), suas areias e mar foram testemunhas de algumas crises de TPM; adoro praia, seja durante a noite ou durante o dia.
Hoje não vou mais a Pitimbú, mas Fazenda Nova faz parte de minha vida até hoje.



Essas duas últimas fotografias são em João Pessoa (parque do Zoológico) e no Recife Antigo (Rua do Bom Jesus).
João Pessoa é uma cidade que gosto muito de ir, vou lá pelo menos uma vez por ano (lá moram minha tia Mirian, o esposo e os dois filhos dela), é uma cidade calma e bem arborizada. Lá aproveito para descansar, ir à praia e passear com meus familiares;

o Recife Antigo é um bairro do Recife, lá tem vários bares e restaurantes e aos domingos tem feira de artesanato, ensaio de maracatu... É um bairro ótimo de se passear, seja com a família, os amigos ou namorado, para fazer compras e aumentar o conhecimento sobre a história da cidade e do Brasil, pois também tem museus.

Essas duas fotografias, a de João Pessoa e a do Recife Antigo representam o meu espírito brincalhão, de criança; o meu jeito de fazer o quero, gosto e tenho vontade sem me importar com o que possam falar, mesmo que possa parecer ridículo, o que importa é me satisfazer e me sentir bem e feliz; a fotografia do Zoológico estou me balançando com Nuno e Matheus e na do Recife Antigo estou “contando um segredo” ao poeta Antônio Maria.

E por último porém não menos importante, provavelmente o mais importante:

Minha Mãe (que está comigo na fotografia de Fazenda Nova, a de lá de cima).
Ela é meu alicerce, minha inspiração, minha confidente, minha companheira, minha cúmplice, minha melhor amiga.
Ela é calma, compreensiva, paciente, o modelo de mãe, de mãe-amiga.
Ela me conhece só de olhar...

Espero que tenham gostado da minha participação!


Beijinhos a Todos!!!

19 comentários:

lis disse...

Oi Cecília
Gostei muito do seu texto e das suas fotos descontraídas mostrando seu lado jovial e alegre.
Sua maneira bonita de descrever sua mãe e tambem mostra seu lado de filha querida e amorosa.
Vou ficar aproveitando a blogagem coletiva pra conhecer su blog e segui-la. Um dos objetivos das coletivas é também a interação que se dá entre blogueiros , nao ?
Segunda feira vou publicar minha participação.
abraços, bom domingo

Manifesto Interno disse...

Oi amiga!!!

Não sabia que vc estava participando da coletiva!
Otima sua participação, mostrando todo seu carinho por sua família, para com sua mãe, que é muito bonita e seus primos,
Realmente foto fala muito, conta as nossas histórias,
obrigada por compartilhar a sua com a gente!

Bjs!
Ester
.~*~.

Deia disse...

Olá! Que deliciosa escolha de fotos. Pude perceber, através de seu relato, que o que lhe dá prazer, lhe traz paz, são os momentos em que não precisa seguir rótulos, comportar-se de determinada maneira. São os momentos em que pode ser espontânea, brincalhona, de bem com a vida - identifico-me MUITO com isso! Parabéns pela participação, bom conhecê-la! Um beijo, Deia

Tempestade disse...

Ser nós mesmo é a grande questão da vida e você conseguiu passar isso nas fotos que escolheu.
Parabéns pela participação.
Beijos Tempestuosos!

Alexandre Fernandes disse...

Muito legal as fotos. Legal mesmo esse carinho em mostrar e falar um pouco de alguns lugares, da família. Fraterno isso.

Adorei.

=)

Beijos.

•.¸¸.•*♥*•.¸¸.• Sanzinha •.¸¸.•*♥*•.¸¸.• disse...

Cecília, eu também sou super família! (fiz uma rima! rsrs)
Lembrei muito da minha infância enquanto lia o seu texto. Eu fui bem moleque na minha infância! aahahaha

Adoreeeeeiiiii!


Beijo grande e obrigada por participar com a gente!

Wilson disse...

Olá, Cecília!

Que belas fotografias. Um relato fascinante.

Fiquei curioso para conhecer João Pessoa.
Fiquei imaginando a cidade e todas as suas paisagens. Tenho mente fértil... RS

Obrigado por ter participado da nossa blogagem.

Abraço carinhoso e tenha uma ótima semana.

Deus esteja sempre contigo!

Gilmar disse...

A nostálgica infância sempre nos invade quando retornamos aos lugares ds brincadeiras, aos lugares onde a felicidade sempre nos encontrava sorrindo a inocência.
E você usa adjetivos contundentes em relação à sua mãe (não poderia mesmo ser diferente)! Eu os leio assim:
Alicerce (valores, crenças, exemplo); Inspiração (sonhos, metas, projeto de vida) e Cumplicidade (sustentação, empatia, amizade, amor).
E ouso dizer que ela nem precisa olhar prá conhecer... O coração, há muito, já aprendeu a enxergá-la, mais inteira do que possa imaginar!
Parabéns pela postagem.

Chica disse...

Que bom te conhecer e ver um pedacinho da tua vida!Gostei!um lindo dia e JUNHO bem legal, cheio de festas por aí,não?beijos,chica

Espaço Aberto disse...

Agradecemos a sua participação na Postagem Coletiva!
Venha conhecer o novo ganhador no Sorteio do livro e aproveitar para conhecer o nosso entrevistado. Uma pessoa maravilhosa que sentimos muito orgulho em poder chamar de Amigo!
Um abraço carinhoso

Mírian Mondon disse...

Olá Cecília,
Obrigada por sua gentil visita no Café! Fico feliz que tenha gostado e volte sempre!
Também gostei de conhecer um pouco de você atraves de suas fotos que são mesmo significativas.
Essa viagem atraves de fotos é uma delicia!

Abraços

Carlos Medeiros disse...

Um dia pretendo conhecer Recife, e provavelmente vou gostar.

VELOSO disse...

Bela postagem amiga texto e fotos!Infelismente não consegui participar desta blogagem mas estou curtindo as postagens dos amigos!

Espaço Aberto disse...

Olá...quando puder, venha conhecer um pouco mais sobre a arte de fotografar, com o nosso amigo e convidado Miguel Almeida.
Uma pessoa de um talento incrível que sentimos muito orgulho em poder apresentar a todos vocês.
Um abraço no coração e na alma...

Espaço Aberto

Espaço Aberto disse...

É com muita alegria que nós, do Espaço Aberto, viemos te convidar a participar do nosso primeiro Concurso Literário, a ser realizado no dia 12 de Junho, próximo sábado. Os interessados deverão fazer, nesse dia, um post em seus blogs, escrevendo sobre o tema: “Meu jeito de dizer que te amo” e o título do post deve ser esse mesmo. Mas ATENÇÃO: desta vez não haverá prazos, o concurso é válido SOMENTE para o dia 12 de JUNHO.
Assim que postar o seu texto, visite-nos no Espaço Aberto e deixe lá o seu link para que possa participar do concurso.

Contamos com a sua participação!
Até sábado!

Todas as informações sobre o concurso poderão ser encontradas e as dúvidas tiradas nos seguintes blogs:

http://bomruim.blogspot.com/
http://jardimdasan.blogspot.com/
http://lienemarcia.blogspot.com/
http://lienemarcia.blogspot.com/
http://frutosdoverseiro.blogspot.com/

Mauri Boffil disse...

que lindoo...
nada como a nossa mãe...
Um beijo, Ceci!

Zélia Guardiano disse...

Um show o seu espaço, Cecilia!
Adorei!
Virei sempre.
Grande abraço

Jens disse...

As imagens e as palavras te revelam Cecília. Bom conhecer um pouco mais a mulher bonita que você é. Por dentro e por fora.

Beijo.

Tatiana disse...

Temos mais uma proposta no Blog Espaço Aberto... Venha participar!

Beijinhos